segunda-feira, 1 de agosto de 2011

ENFERMEIRO, O PROFISSIONAL QUE CUIDA





A FTC Feira acaba de formar mais uma turma de Enfermagem. São 47 novos enfermeiros no mercado



A postura do enfermeiro tem que ser transformadora, atendendo os princípios da universalidade, integralidade e solidariedade. O alerta foi feito pela professora Hayana Leal Barbosa, coordenadora do colegiado de Enfermagem da FTC Feira, durante a cerimônia de colação de grau de mais uma turma do curso, na noite de sábado (30). O ato foi presidido pelo diretor da unidade, professor Heraldo Morais, que deu nome à turma.

Sobre a Enfermagem, Hayana Leal, que foi paraninfa da turma, destacou que a profissão tem como premissa básica o cuidado do ser humano na sua totalidade. “O cuidar exige conhecimento, dedicação, zelo e amor”, afirmou a coordenadora, lembrando ainda que esse cuidado não se limita ao corpo, se estende à mente, o que significa associar ciência e sonho, racional e intuição.

Hayana ressaltou a importância do momento, que segundo ela deve ser lembrado sempre, pois “é das lembranças das comemorações que, muitas vezes, tiramos forças para as próximas batalhas”. A respeito das dificuldades, Hayana parafraseou Charles Chaplin ao afirmar que as grandes proezas da história da humanidade foram conquistas do que parecia impossível.

A solenidade reuniu 47 formandos e teve como oradora Lígia Silva Barbosa Miranda e juramentista Elisângela Oliveira São Leão. Na mensagem da turma, que teve como patrono o ex-prefeito José Ronaldo de Carvalho, a citação que define os desafios vencidos ao longo da jornada: “Deus é o ponto de partida e onde vamos ficar, por isso vencemos”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário