quarta-feira, 19 de outubro de 2011

AS RELIGIÕES DE MATRIZ AFRICANA















Como acontece desde 2005, quando foi aprovada uma lei de autoria do ex-vereador Renildo Brito, a Câmara Municipal de Feira de Santana realiza neste dia 20 de outubro uma sessão solene para registrar o Dia das Religiões de Matriz Africana. Será às 19h30, com palestras do professor e cineasta POla Ribeiro, coreógrafo e babalorixá Marcos Caribé e pesquisadora Ilisete Silva.

Religiões de matriz africana são aquelas cuja essência teológica e filosófica seja a oriunda das tradicionais religiões vivenciadas no continente africano. Podem ser divididas em dois tipos: as religiões tradicionais africanas e as religiões afro-americanas.

As religiões tradicionais africanas são aquelas praticadas no continente, geralmente em zona rural e atualmente mais ligada às famílias. Cerca de 29% da população africana praticam suas religiões tradicionais, sendo 35% o cristianismo e outros 35% o islamismo. Cerca de 1% pratica outras religiões, incluindo o hinduísmo.

As religiões afro-americanas estão divididas em dois grandes grupos: afro-caribenhas e afro-brasileiras. Nesta última se inclui o Candomblé, a religião afro-brasileira mais conhecida e celebrada, que se expandiu da Bahia para praticamente todos os estados brasileiros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário