sexta-feira, 27 de abril de 2012

ACABOU A MICARETA, AGORA É SÓ SAUDADE.

Alegria, tranquilidade e satisfação. Enfim, sucesso! Este é o resultado da Micareta 2012, realizada pela Prefeitura de Feira de Santana entre os dias 19 e 22 de abril. Nestes quatro dias de muita festa, o folião pipoca pôde se divertir com as mais diversas atrações nacionais e locais, dentre elas: Ivete Sangalo, Chiclete com Banana, Magary Lord, Margareth Menezes, Carlinhos Brow, Pablo, Paulo Bindá e Márcia Porto.

Foi a Micareta do povão. E haja gente!O circuito Maneca Ferreira, na avenida Presidente Dutra, foi tomado por uma multidão de quinta-feira (primeiro dia oficial da festa) a domingo. Pessoas que foram para brincar, dançar, extravasar. Democraticamente, num verdadeiro bloco sem cordas, o folião acompanhou de perto no corredor da folia a apresentação de grandes atrações contratadas pelo Governo Municipal.

A musa do axé, Ivete Sangalo, foi uma das mais esperadas. E ela correspondeu à expectativa. De cima do trio elétrico Barretão, a cantora “abalou” as estruturas, fez um “arerê”, uma “levada louca” na avenida. E também correspondeu aos fãs mais apaixonados num “amor perfeito”, “na base do beijo”, numa “química perfeita”.

Este domingo de Micareta, certamente, ficará marcado na memória do povão. Teve ainda Trem de Pouso com Ninha, Adelmo Casé e sua Negra Cor, furacão Psirico, Tomate à frente de A Tribo, uma aeronave na avenida, o Aviões Elétrico, mais o pagode alegre da turma do É o Tchan e o axé do Chicana, que puxaram o bloco Pinta Lá, dentre tantos outros.

A passagem do Chiclete com Banana, na sexta-feira (20), foi uma explosão de alegria. Felicidade que transbordava entre rostos de todas as cores, raças, idades, classes e tribos. Um contagiante coral de vozes ecoou pelo sítio da festa entoando vários sucessos da banda, liderada pelo cantor Bel Marques. Este foi o segundo ano consecutivo que o Chiclete vem a Feira de Santana comandar a folia na pipoca.

Já Magary Lord fez sua estreia na Micareta de Feira, no sábado (21). Ao som do estilo Black Semba, ele inventou moda na avenida. A ansiedade dos foliões para vê-lo no Maneca Ferreira foi compensada com uma grande apresentação, marcada pela irreverência do grupo musical. E como não poderia faltar, Magary cantou “Billie Jean”, destaque pela coreografia e letra da música, seguido do cumprimento que se tornou marca das apresentações do cantor: “Iêba, iêba”.

Mistura de estilo e ritmo

Samba de roda, carros alegóricos e apresentação de manifestações da cultura afro. Na Micareta 2012, o axé também cedeu espaço ao regaee, lambada e arrocha. O forró pé de serra foi levado para a avenida pelo bloco Folia Caipira, que homenageou o centenário do rei do baião, Luiz Gonzaga. O bloco Quixabeira da Matinha representou o samba de roda e as raízes da zona rural feirense. Músicas que cantam os dramas e alegrias dos sertanejos e do homem do campo foram resgatadas ao longo do desfile na avenida.

O som dos tambores, atabaques e agogôs animaram o circuito Quilombola, durante as apresentações dos blocos afros e afoxés. O espaço dotado de arquibancada e palco concentrou também inúmeras pessoas que preferem ficar mais afastadas do centro da festa. No Espaço Charles Albert, situado no bairro Kalilândia, famílias, idosos, crianças, enfim, um público variado também encontrou muita diversão ao som das marchinhas que deram à Micareta de Feira o tom dos antigos carnavais.

Neste ano o espaço fez uma homenagem ao centenário do rei do baião, Luiz Gonzaga. O local foi decorado com detalhes bem irreverentes, com máscaras, palhaços, plumas e até mesmo um jeep. A folia por lá teve início com a coroação das majestades da terceira idade. O baile infantil também abrilhantou a folia de momo. Crianças fantasiadas encheram a praça da Kalilândia de inocência. Que público animado!

Renata Leite, jornalista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário