segunda-feira, 7 de maio de 2012

FEIRA CELEBRA VISITA DE ARIANO SUASSUNA


Com muito bom humor e em meio a muitos causos em que o sertanejo era sempre o protagonista, o escritor e dramaturgo Ariano Suassuna proferiu na noite deste domingo (6), sua aula-espetáculo, principal atividade do primeiro da programação da Celebração da Cultura dos Sertões. O evento é promovido pela Secretaria de Cultura da Bahia, com o apoio de várias secretarias municipais.

O espaço físico do teatro do Centro de Cultura Amélio Amorim ficou pequeno diante da multidão ávida por ouvir atentamente umas das principais referências intelectuais na defesa da cultura dos sertões. A obra de Ariano Suassuna é toda marcada pela riqueza das personagens e as muitas histórias que povoam o universo e o imaginário sertanejos. Na plateia, gente de todas as idades, muito riso e satisfação com a fala do escritor.

Irreverente, Ariano contou muitos causos, da infância em Taperoá, na Paraíba, e das muitas histórias como ícone da literatura que foca os sertões. Apaixonado, partiu em defesa do povo brasileiro. “O Nordeste é o coração, osso e nervo do Brasil. E o sertão é o coração, osso e nervo do Nordeste”, disse lembrando ao público a necessidade de dar real importância à sua cultura e valores.

Ariano Suassuna falou de futebol, moda, sobre música e literatura, entre outros assuntos. Ele destacou a importância das obras que têm como pano de fundo a fortaleza do sertanejo. “Este é um momento muito importante para mim, como sertanejo que sou. Não existe arte universal, todas as grandes obras que conheço são obras locais universalizadas pela qualidade e pela quantidade de sonho humano que existe ali. Então quando se dá importância a essa cultura feita pelo povo brasileiro, quando eu ou músicos como Elomar e Fábio Paes dão importância, é porque nós sabemos que essa cultura produz em vários momentos obras da maior importância”.

A Celebração da Cultura dos Sertões prossegue na tarde desta segunda-feira (7). O cinema também entra na programação, a partir das 15:00, com a sessão do Circuito Popular de Cinema e Vídeo, que vai projetar o longa-metragem “O Dragão da Maldade contra o Santo Guerreiro”, de Glauber Rocha. Às 7:00 noite, tem a atração musical Maviael Melo, e às 8:00, o espetáculo musical do grupo Sertanília. A programação completa da Celebração das Culturas dos Sertões está disponível no site http://www.cultura.ba.gov.br/sertoes.





Nenhum comentário:

Postar um comentário