quinta-feira, 14 de junho de 2012

MEIO SÉCULO DE HISTÓRIA NO RÁDIO
















Lembranças, depoimentos emocionantes e uma exposição com o memorial de Joel Magno marcaram as comemorações em homenagem aos seus 50 anos de rádio. Realizada no Museu Parque do Saber Dival da Silva Pitombo, na manhã desta quinta-feira (14), a solenidade levou os participantes de volta ao passado, com músicas da época e diferentes documentos sobre o decano. J. Magno deu início a sua carreira na Rádio Sociedade AM, depois foi para a Rádio Cultura com programas de auditório.

Posteriormente atuou na Rádio Povo (antiga Carioca) e Rádio Subaé. Ele também trabalhou na inauguração da Rádio Clube, em Pernambuco, e na Rádio São Gonçalo. Um dos seus programas de destaque foi o musical Atrações J. Magno. Ao longo dos 85 anos de idade, o radialista exerceu, ainda, as funções de professor e apresentador de programa de auditório, foi presidente do Bahia de Feira e do time feminino do Fluminense de Feira Futebol Clube.

Ele diz que a paixão pelo rádio surgiu quando ainda ouvia a Rádio Sociedade da Bahia e apreciava o trabalho dos locutores. “Aquilo me atingiu e entrou na minha alma. Fui lendo jornal, revista, meu pai me ajudou a comprar um alto falante modesto que eu usava para fazer propaganda”, relembra. Para Magno, completar 50 anos de rádio representa a maior conquista de sua vida. "Agradeço principalmente a Deus, a minha família, e amigos que ganhei através do rádio".

Durante o evento também foram homenageados outros profissionais que fizeram história no rádio feirense, a exemplo de Itajay Pedra Branca, Valter Vieira e Gildart Ramos. A solenidade também contou com a presença da diretora de Jornalismo da Secretaria Municipal de Comunicação Social (Secom), Madalena de Jesus, que representou o secretário Fabrício Almeida, radialistas e familiares de J. Magno.

A iniciativa foi do Sindicato dos Radialistas de Feira de Santana (Sintrert) e Central Única das Favelas (CUFA), com apoio da Prefeitura de Feira de Santana. O evento deverá laurear cerca de 10 profissionais de imprensa.

Fonte: Secom/PMFS


Fotos: Bernardo Bezerra

Nenhum comentário:

Postar um comentário