segunda-feira, 30 de julho de 2012

ARTE JOVEM MARCA OS 16 ANOS DO MAC









Produções artísticas de jovens talentos, em variadas vertentes, marcaram a noite de comemoração do aniversário de 16 anos do Museu de Arte Contemporânea Raimundo Oliveira (MAC), na noite DO DIA 25. As cores e traços do grafite, a contemporaneidade dos desenhos a lápis, além de performances, poesias e pulverografias encantaram o grande público que marcou presença no evento.


Na oportunidade foi aberta a exposição coletiva dos artistas Carolina Belmondo, Márcio Punk, Tâmara Lyra, Izaias Ribas, Don Guto e Kbça. Os quatro últimos estão expondo pela primeira vez em um museu. A curadora da mostra, Viviane Santos, diz que a proposta é justamente dar oportunidade a esses jovens artistas.

“Eles divulgavam seus trabalhos através das mídias digitais, do Facebook, Flirck, então a idéia foi unir todos eles aqui para mostrar o seu trabalho de maneira livre, sem uma temática específica”, explica a curadora. “Temos música, performance, artes plásticas, lançamento de livros, então buscando unir todas as formas de arte dentro desse evento de aniversário do museu”, completa.

Na noite de aniversário do MAC também foi inaugurado o Mural de Arte Contemporânea, pintado no dia 21 de julho no pátio lateral do museu. São grafites de Julio Firmo, Izaias Ribas, Márcio Punk, Kbça e Don Guto. “Desde o processo de montagem, até a finalização, houve uma grande interação entre os artistas, que são amigos, e o evento celebra o aniversário do MAC e o encontro desses amigos também”, destaca Viviane.

Um dos estreantes da noite, o grafiteiro Kbça, destacou a ascensão desta vertente da arte contemporânea. “O grafite vem conquistando cada vez mais o seu espaço, derrubando barreiras, tabus, preconceitos, e ganhando o respeito das pessoas. Hoje estamos trazendo o grafite para um museu da importância do MAC. E este é um bom exemplo”, considera.

A noite de aniversário do MAC também contou com lançamentos dos trabalhos Fragmentos Íntimos (desenho) de Tami Oliveira, Amostra Grátis (poesia) de Ronaldo da Paixão e Arquitetura Oculta, de Ederval Fernandes. O público apreciou ainda a discotecagem do músico Don Maths e o recital performático “A composição do Homem”, com Araylton Públio, interpretando sete poemas de Antonio Brasileiro. As exposições ficam abertas ao público até o dia 22 de agosto e podem ser conferidas de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 17h.

Fonte: Secom/PMFS (Texto e Fotos)



Nenhum comentário:

Postar um comentário