quinta-feira, 26 de julho de 2012

FÉ E DEVOÇÃO NA FESTA DE SANT'ANA




Fotos: Gleidson Santos

Em meio às rosas, fogos de artifício, aplausos e canções religiosas. Esta foi a recepção à padroeira de Feira de Santana, Nossa Senhora Sant’Ana, por parte dos milhares de católicos que acompanharam a procissão no final da tarde desta quinta-feira (26).

Ao comemorarem o dia da avó de Jesus, os fiéis também entoaram a canção “Mãe da Mãe de Jesus, ó Sant’Ana; Lá do alto da glória onde estais; Derramai sobre nós, soberana; Vossas benções de amor maternais”, além de muitas outras canções religiosas.

Durante o percurso da procissão também foram levadas diversas imagens, a exemplo de Mãe Rainha, Santo Expedito, São Pedro e São Miguel Arcanjo. Ao todo, foram aproximadamente 50 andores de santos padroeiros, como informa o arcebispo dom Itamar Vian.

Um dos grupos que participa da festa há mais de 15 anos é a Pastoral da Juventude da Catedral, com a imagem do Menino Jesus. “Nossa presença é muito importante porque renova a vocação da juventude. Temos a maior alegria em acompanhar as novenas, decoração do andor e participação na procissão”, disse a coordenadora da pastoral, Verônica Brito.

Já a Paróquia Bem Aventurado João Paulo II, do conjunto João Paulo, trouxe a imagem do papa pela primeira vez. “No ano passado trouxemos uma faixa. Estamos muito felizes em acompanhar a festa de Nossa Senhora Sant’Ana. É uma satisfação imensa para todas nós”, comenta Irani Barreto.

No que se refere ao número de participantes, dom Itamar diz que a festa reúne 80 a 90 mil pessoas todos os anos, mas em 2012 a expectativa é de até 100 mil fiéis devido à celebração do Jubileu de Ouro. “Hoje a Festa de Sant’ana realizada em nossa cidade é a maior festa da santa em todo o nordeste brasileiro. Alguns especialistas já afirmam que esta é a maior em todo o país”, declara.

Ao encerrar a procissão o arcebispo lançou uma cartilha política. O material já foi distribuído em outros anos eleitorais, mas nunca lançado na festa da padroeira da cidade. Dom Itamar diz que escolheu a data para que os eleitores firmassem o compromisso, diante da imagem de Santana, de votar responsavelmente.

No final da celebração também foi anunciada a comissão da festa de 2013, que já começa a trabalhar a celebração da próxima festa nesta quinta-feira. Com o encerramento da procissão, todas as atividades da Festa de Nossa Senhora Sant’Ana foram concluídas.

As atividades tiveram o apoio da Prefeitura de Feira de Santana, através das Secretarias Municipais de Transportes e Trânsito (SMTT) e Serviços Públicos (Sesp), além da Polícia Militar.

Fonte: Secom/PMFS

Nenhum comentário:

Postar um comentário