quinta-feira, 16 de agosto de 2012

UM PASSEIO PELA FEIRA DO LIVRO


A Feira do Livro está na quinta edição e eu ainda lembro dos preparativos da primeira. Na época eu prestava serviço à Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), por meio da Assessoria de Comunicação (Ascom). Produzi matérias – antes, durante e depois do evento – e compartilhei da empolgação das pessoas envolvidas na organização com o resultado alcançado.

Nos anos seguintes, mesmo após o fim do contrato com a Uefs, sempre visitei a feira, mas com um certo distanciamento imposto pelas atividades então exercidas. Mas confesso que a ideia continuava a me fascinar. Tanto que prometi a mim mesma que este ano eu acompanharia mais de perto toda a programação. E olha que é bem extensa!

Tem sido extremamente prazeroso circular na Praça João Barbosa de Carvalho, ali pertinho do Fórum Desembargador Filinto Bastos, sempre no final do dia/início da noite. As novidades de uma editora aqui, os brindes de outra ali – as meninas Cissa e Misslene, da editora Abril, dão show de atendimento – um concerto musical mais adiante, um lançamento de livro, uma sessão de contação de história, um recital de poesia...

O encontro com os amigos torna tudo mais agradável: Jozailto Lima, que veio de Aracaju, acompanhado do filho Murilo, para nos proporcionar uma “Viagem na argila”; Virgínia Paim e seu sorriso que parece dizer “estou feliz, sim, e daí?”; Tito, o menino que nasceu com alma de artista e me encanta sempre; Jânio Rego desfilando seu humor refinado no meio acadêmico; ah, e Roberval Pereyr, poeta de nascença, como diria meu pai.

Isso só para citar alguns encontros por entre as muitas novidades literárias. E aí peço licença para abraçar os cordelistas, que garantem seu espaço com uma abnegação contagiante. Não poderia deixar de citar Eliseu e suas promoções fulminantes: “Tudo nesta banca a R$ 1,00”, grita ele. E o cliente/leitor vem. Em outro momento, ele junta-se aos funcionários e todos batem palmas. Novamente o estande enche.

E foi assim que a Feira do Livro se transformou também em Festival Literário. Tem até “vale livro” para alunos e professores! Tudo para incentivar a leitura e formar público leitor.

Madalena de Jesus

Nenhum comentário:

Postar um comentário