sexta-feira, 25 de julho de 2014

NA ESCOLA OU NA RUA, A MAGIA DO SAMBA DE RODA












Escola é o lugar onde aprendemos a ler e escrever. Certo? Errado. Na escola é possível aprender muito mais, inclusive sambar ou quem sabe até ensaiar alguns toques no pandeiro, esse instrumento mágico que comanda os demais e garante a cadência do ritmo mais popular do Brasil. E como as crianças aprenderam com o projeto Samba de Roda, Samba de Todos! Foram cinco escolas, apenas. O suficiente para plantar a semente que será regada por uma nova geração de meninos e meninas.

Outra grande lição deixada pelo projeto foi que o samba não é apenas um gênero musical, mas identidade cultural .  E isso foi dito repetidas vezes por todos os palestrantes que participaram do seminário e das mesas redondas realizadas. Bonito de se ver mesmo, nesse período, foi a academia chegar bem perto das comunidades e dizer: olha, isso que vocês fazem aqui é nosso objeto de estudo. Não é à toa que o samba de roda é reconhecido como patrimônio da humanidade.

E os sambadores e sambadeiras lá, do alto de toda a sabedoria popular, encerravam cada apresentação teórica sobre aquilo que eles sabem de cor fazendo o que sabem e gostam de fazer. Ao som do pandeiro, do tambor, do cavaquinho e do violão, mais a cuíca e o reco reco, eles cantavam e sambavam contagiando a todos. Nessa hora, não existe limite de idade, nem regra estabelecida. Afinal, pode ser samba martelo, chula, coco, não importa, é tudo samba.

Da sala de aula para a rua foi um pulo. Ou melhor, um passo. Melhor ainda, alguns passos. Em praça pública, a da Cidade Nova, o samba de roda ganhou o espaço e o destaque que merece. Um grande palco foi montado para as rodas animadas por grupos de samba de Feira de Santana e de todos os municípios do Portal do Sertão. Cada um do seu jeito, com o seu estilo próprio. Mas todos na mesma batida: a batida do samba de roda. Aquela que entra pelo ouvido, mexe com os pés e o resto do corpo e chega ao coração.

Madalena de Jesus

Nenhum comentário:

Postar um comentário