terça-feira, 14 de outubro de 2014

A CULTURA NOSSA DE CADA DIA



Jailton Batista: Humanizar as pessoas por meio da cultura.






Dizem que toda unanimidade é burra. Não sei exatamente de onde saiu essa história. Mas há controvérsias, principalmente quando a questão é a cultura de Feira de Santana. O fato é que o segmento deu um salto de 2013 para cá. As portas da casa foram escancaradas desde que o jornalista, escritor e empresário Jailton Batista assumiu a Secretaria Municipal de Cultura, Esporte Lazer. Foi estabelecido, de fato, o diálogo com a classe artística.

Ao longo de sua história a Secel realizou eventos pontuais e garantiu apoio a outros tantos. Micareta, São João, São Pedro e Expofeira figuram entre as festas de grande porte, que absorviam o trabalho e os recursos da pasta. Elas permanecem, com mudanças, é claro. Para melhor, dizem uns; nem tanto, avaliam outros. Os pequenos eventos também passaram a ter tratamento diferenciado.

Mas o grande mérito da atual gestão da Secretaria de Cultura não reside em realizar pequenos ou grandes eventos. Fazer funcionar em toda sua plenitude o Conselho Municipal de Cultura é ação que merece citação. “Teremos um Plano Municipal de Cultura para os próximos 10 anos”, anuncia o secretário Jailton Batista. Trabalho do conselho, todo mundo ali quietinho, se reunindo uma vez por mês – ou mais, caso seja necessário – formando comissões de estudo.

A valorização da cultura passa por uma série de projetos. Como o Festival Samba de Roda, Samba de Todos, que reuniu grupos de Feira de Santana e Região em seminários, ações em escolas da rede municipal e apresentações em praça pública. Ou o Novembro Negro, que promoveu uma semana de atividades ligadas à cultura negra, de shows musicais a exposições de arte, também aberto à comunidade.

O Natal Encantado, realizado pela primeira vez e cuja segunda edição já está totalmente organizada, foi um marco na história recente de Feira de Santana. “Vimos pessoas da periferia assistindo concertos musicais e espetáculos de dança e teatro de alta qualidade”, lembra Jailton. O projeto contemplou a população feirense e visitantes com atividades culturais de todas as modalidades espalhadas em vários pontos da cidade.

O projeto Acordes, que leva música para as escolas por meio de parcerias com a iniciativa privada e o apoio da Secretaria Municipal de Educação,  também vem tendo ressonância junto à comunidade. A proposta, nesse segmento, é formar uma orquestra infanto juvenil. “Uma cidade que cresce na cultura humaniza as pessoas”, aposta o secretário Jailton Batista.

Madalena de Jesus

Nenhum comentário:

Postar um comentário