terça-feira, 3 de maio de 2016

MENINA DE 12 ANOS IMPLANTA BIBLIOTECA




Incentivar o hábito da leitura. Parece uma algo simples, mas não é. Mais do que uma meta, é o sonho de todo educador formar leitores mundo a fora. Foi movida por esse mesmo sentimento e com a ajuda do avô e da professora que a menina Maria Clara se tornou uma empreendedora bem diferente: Ela é “dona” de uma biblioteca.

Se a iniciativa, por si só, já merece aplausos, o feito ganha ainda mais importância se levada em conta a localização do espaço. A biblioteca da estudante fica no povoado de Serrote, a cerca de 15 km de Conceição do Coité (BA). O acervo, que reúne livros didáticos, romances e clássicos da literatura brasileira, foi adquirido por meio de doações.

Maria Clara é aluna da Escola Antônio Nunes Gordiano Filho, no distrito de Salgadália. Para colocar sua ideia em prática, usou o aplicativo WhatsApp e contou com a ajuda da diretora da escola, Simone Nascimento, e do avô Guiofredo Pereira, que é presidente da Associação de Moradores do lugar.

E já está em pleno funcionamento o sistema de empréstimos para leitura e pesquisa, tudo registrado com rigor. Todos os livros, que cabem em apenas duas estantes de ferro, são catalogados. "A biblioteca é de toda comunidade. Esses livros não são meus, são para quem quiser levar para casa e ficar quanto tempo for necessário para terminar a leitura", diz a pequena investidora.

O projeto de Maria Clara deverá crescer. Pelo menos as promessas de apoio já foram feitas. Em visita à UNEB, em Salvador, ela esteve com a coordenadora do sistema de bibliotecas da unidade, que deverá contribuir com a ampliação do acervo. Ainda na capital, conseguiu doações e a garantia de ajuda na Fundação Pedro Calmon, vinculada à Secretaria de Cultura do Estado.

Com informações do site Calila Notícias

Um comentário:

  1. temos livros para doar a Biblioteca de maria Clara.
    Preciso do endereço para enviar
    enviar email
    Ana
    anahelena1313@gmail.com

    ResponderExcluir