quinta-feira, 3 de novembro de 2016

ENCONTRO CORPO E MODA




Evento promoverá, em Salvador, troca de conhecimento sobre as relações corpo e moda com programação inédita, na Casa Castro Alves

Com o objetivo de instigar o olhar para o universo da moda a partir da relação do corpo com o cotidiano em uma sociedade globalizada, caracterizada por fluxos constantes, a Universidade Federal da Bahia (UFBA), através do IHAC (Instituto de Humanidades, Artes e Ciências), e a Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) promovem em Salvador, no dia 10 de novembro, a primeira edição do Encontro Corpo e Moda – uma iniciativa do Grupo de Pesquisa Corpo e Cultura (cadastrado no CNPq), coordenado pela professora doutora Renata Pitombo Cidreira.

O evento, que acontecerá a partir das 16h, no espaço cultural Casa de Castro Alves (Santo Antônio Além do Carmo), terá como convidada especial a professora doutora Beatriz Ferreira Pires, da Universidade de São Paulo (USP)/Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH). Autora dos livros O Corpo como Suporte da Arte - Piercing, Implante, Escarificação, Tatuagem (2005) e Corpo Inciso, Vazado, Transmudado - Inscrições e Temporalidades (2009), Beatriz Ferreira Pires fará uma palestra sobre o conceitoBodyModification, usado para designar as modificações corporais executadas das mais diversas formas - usando-se desde produtos químicos até intervenções cirúrgicas. Intervenções estas que nos apresentam uma nova realidade em que as definições de natureza e cultura se interpenetram, causando na maioria das vezes um desconforto, um estranhamento. “Ao estranho, cabe à função de nos remeter a zonas nebulosas, nas quais, com maior ou menor grau de intensidade, o previsto, o ordinário e o comezinho são inabituais. Apreender o que nelas há, requer ir além da margem, vazar de si”, afirma a arquiteta, artista visual e pesquisadora.

Compõe ainda a programação do Encontro Corpo e Moda a abertura da exposição Imagem de Moda: Vitrina e Cotidiano, de autoria da professora. Renata Pitombo Cidreira. A mostra, que ocupará o espaço de memória do poeta Castro Alves, reúne fotos de vitrines de grandes marcas de moda produzidas em Paris, Milão e Madrid em 2010, 2014 e 2016. Os visitantes poderão ver registros de maisons como Chanel, Dior, Prada, Armani e Lanvin, que buscam evidenciar a força das composições visuais, através das cores, texturas e volumetrias; bem como investigar a relação especular das imagens das vitrinas na conformação imaginária e identitária dos sujeitos, no entrelaçamento com o cotidiano que os cerca. “O interesse por elas está para além do lançamento de tendências. As fotos procuram evidenciar a força da imagem, enquadramentos, narrativas possíveis e o aguçamento do desejo. Desejo de fazer parte daquele mundo num movimento de transposição imaginária”, conta Renata Pitombo Cidreira.

A Casa Castro Alves, espaço integrado de memória, cultura popular, arte e educação, foi o cenário escolhido para sediar o Encontro Corpo e Moda, que terá às 17h30, música ao por do sol, com apresentação especial do coral CaetanUFBA. O grupo, criado em 2012 com o objetivo homenagear Caetano Veloso pelos seus 70 anos, é dirigido pelo maestro Carlos Bernas e conta com o apoio da Profa. Dra. Marilda de Santana, vice-coordenadora do BI em Artes, IHAC/UFBA.  Para fechar a programação, noite de autógrafos com publicações da professora. Beatriz Ferreira Pires.

O evento promete atrair, sobretudo, pesquisadores, professores, estudantes de pós-graduação, além de estudantes de graduação de várias áreas (Comunicação, Ciências Sociais, Cinema, Artes Visuais, História), interessados em ampliar o conhecimento em moda, compreendendo-a como um processo cultural que encontra no corpo incontáveis possibilidades para a expressão de sentidos.

SOBRE AS AUTORAS

Beatriz Ferreira Pires

Arquiteta, artista visual, professora e pesquisadora do Curso de Têxtil e Moda da EACH/USP. Possui Pós-Doutorado (Bolsa Fapesp/2009) pelo programa “Moda, Cultura e Arte” - Centro Universitário SENAC-SP. Doutorado (Bolsa Fapesp/2006) em “Educação, Conhecimento, Linguagem e Arte”- FE/Unicamp. Mestrado (Bolsa CNPq/2001) - IA/Unicamp. Autora dos livros: “O Corpo como Suporte da Arte”. SENAC, 2005; “Corpo Inciso, Vazado, Transmudado - Inscrições e Temporalidades”. Annablume/FAPESP, 2009.

Renata Pitombo Cidreira

Doutora em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela UFBA, onde também fez Mestrado e formou-se em Jornalismo. Em 2011, fez pós-doutorado em Sociologia no Centro de Estudos sobre o Atual e o Cotidiano, da Université René Descartes (Paris V – Sorbonne). Entre 2003 e 2006, coordenou o curso de graduação em Comunicação e Produção em Moda da FTC Salvador, onde liderou o grupo de pesquisa Moda Mídia. Atualmente, é professora associada da UFRB e líder do grupo de pesquisa Corpo e Cultura (UFRB). Também atua na pós-graduação em Moda, Artes e Contemporaneidade da UNIFACS e no Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade da UFBA, além de participar do grupo Estética e existência da UFBA.

SERVIÇO

Data: 10 de novembro de 2016
Local: Casa Castro Alves (Santo Antônio Além do Carmo, Centro Histórico)
16h - Palestra Beatriz Ferreira Pires
17h30 - Som ao por do sol
19h - Abertura da exposição Imagem de Moda: Vitrina e Cotidiano (Autora: Renata Pitombo Cidreira)
19h30 - Noite de autógrafos com produções de Beatriz Ferreira Pires.

Informações à imprensa:

Larissa Molina – 75 99168-2598
Luís Fernando Lisboa – 71 99132-8835
Gina Reis – 71 99119 1358

Nenhum comentário:

Postar um comentário