terça-feira, 2 de maio de 2017

ENQUANTO HOUVER ALGUM MODO DE DIZER NÃO EU CANTO








Conhecedor da minha admiração pelo cantor Belchior desde a juventude, um sobrinho querido me consolou, neste domingo pós-morte em que a sua imagem parecia ocupar todos os aparelhos de tv por onde eu passava. Merecidas homenagens. Do Brasil, do Ceará, de Sobral. Uma saudade enorme tomou conta de mim, já à noite, ouvindo as belas canções que o tornarão imortal.

Osvaldo Montenegro chorou em rede nacional. Eu também chorei, quietinha em meu canto, lágrimas de uma fã que viveu aventuras incontáveis para assistir um show. “Eu quero morar no teu céu, pode ser no teu inferno...” E as palavras saltavam do ouvido para o coração de uma menina apaixonada, por ele e pelo namoradinho com quem compartilhava momentos de ternura nos bancos da escola.

Em meio a essas lembranças e o noticiário, eu descobri que Belchior não era o seu nome, mas apenas um dos muitos sobrenomes que carregava. Antônio Carlos Gomes Belchior Fontenelle Fernandes, um poeta cearense que fez dos versos uma ferramenta de luta contra o que não concordava. “Enquanto houver espaço, corpo e tempo e algum modo de dizer não eu canto”, dizia, em sua eterna Divina Comédia Humana.

Nem mesmo o tempo que viveu recluso o levou ao esquecimento. Suas canções continuaram ecoando, seja em sua voz ou em tantas outras vozes – e aqui abro um parêntesis para citar Vanusa, Elis Regina e Osvaldo Montenegro. Foram 10 anos sem shows ou sequer aparições em público. O filósofo que virou cantor se isolou na própria timidez saiu de cena em casa, deitado no sofá, ouvindo música. Sem alarde.

Madalena de Jesus

Nenhum comentário:

Postar um comentário