quarta-feira, 14 de junho de 2017

AS VOLTAS DO MUNDO






Foi em uma noite de terça-feira, dia de poucos compromissos para a maioria das pessoas. Não para nós, jornalistas e mortais que somos, sempre com uma agenda maior do que a nossa capacidade de cumpri-la. No belíssimo cenário do Casarão Fróes da Motta, o lançamento do livro “As voltas do Mundo”, do jornalista e ex-secretário de Cultura, Esporte e Lazer de Feira de Santana Jailton Batista, foi uma grande festa.

O convite era para as 19h, mas às 18h31 já havia uma mensagem inquieta do autor: “Cadê você?” Eu ainda estava no trabalho, igualmente ansiosa. Só consegui chegar por volta de 20h30, depois de cobrir parte de uma sessão solene na Câmara de Vereadores. Mas encontrei o melhor da festa. Gente bonita, começando pelas herdeiras dele, Tina e Jana, que eu vi tão pequenas e hoje são belíssimas mulheres!

Profissionais de comunicação, produtores culturais, autoridades e, principalmente, amigos do autor estavam lá, dividindo com ele a alegria do momento e muitas histórias. Porque Jailton é um contador de histórias – e estórias também. E faz isso com um talento raro. Foi assim com a primeira obra (Duas mulheres, quatro amores e uma guerra civil), resultado de suas andanças pela África. E não é diferente agora.

Jailton consegue reunir em torno de si pessoas dos mais variados perfis e dá conta de todas. A conversa com os mais sérios intelectuais, a troca de informações sobre empreendedorismo com grandes empresários, o bate papo informal com os colegas de comunicação, o riso solto com os amigos de infância, os casos de viagem que viram piada fácil, fácil. Tudo isso em um só lugar e quase ao mesmo tempo.

Bom, e na noite do lançamento o clima foi de descontração. Jailton se dividiu entre autógrafos, entrevistas e voltas pelos salões do casarão, já anunciando uma terceira publicação no gênero romance. Nascido em Andaraí e formado cidadão em terras feirenses, ele vive atualmente em Goiânia (GO), mas volta e meia circula por Feira de Santana, onde deixou marcas indeléveis como jornalista, escritor e gestor da Secretaria de Cultura. Quem vai esquecer projetos como Natal Encantado, Música na Escola e Samba de Roda, Samba de Todos?

Madalena de Jesus

Nenhum comentário:

Postar um comentário