terça-feira, 25 de julho de 2017

LUCAS E EU: AMOR QUE NÃO SE MEDE




Do alto (?) de seus quatro anos bem vividos, ele diz que já é adulto, na tentativa de me convencer a atender o seu pedido. O poder de convencimento se desvanece nas minhas gargalhadas e ele, compenetrado, parte para outra, imediatamente: Sabia que já vou fazer cinco anos? Como se esse argumento valesse mais que o primeiro.

E assim começa – e às vezes termina – o diálogo com Lucas, meu neto, um presente que eu ganhei sem merecer, como diz a escritora Raquel de Queiroz em seu texto sobre a avó. Tudo que vem dele é grandioso. Um beijo na hora que acorda, um abraço para retardar a minha saída para o trabalho, as brincadeiras na hora do banho, o elogio espontâneo – Vovó, você é tão linda!

Ele é tão especial que já sabe, ainda tão pequenininho, valorizar duas coisas essenciais em nossa vida, família e amigos. Tanto que não permitiu que ninguém interferisse na lista de convidados para seu aniversário. Bárbara, preocupada em cumprir as regras sociais, bem que sinalizou, uma vez ou outra, com algum nome, mas ele se manteve irredutível: Esse não, viu mãe?

A conta é mais ou menos assim, Lucas tem quatro anos de vida e eu ganhei esse mesmo período de vitalidade e capacidade de superação. O seu amor me alimenta de tal forma que no final de semana, quando eu penso que vou descansar da labuta diária, troco qualquer compromisso (até um show de Zé Ramalho, acreditem!) para levá-lo a uma festinha.

Eu não sigo nenhum manual para desempenhar meu papel de avó. Meu leme é o coração e é por meio desse órgão que nos relacionamos. Se às vezes perco a paciência? Claro que sim. Mas nada que um afago, de ambas as partes, não contorne. O nosso amor é incondicional e imensurável e agradeço a Deus todos os dias por me permitir essa bênção que é tê-lo em minha vida.

Madalena de Jesus

Um comentário:

  1. Amigaaaaa...que belo texto!
    Eu creio sim que ser avó " é remodelar, reconstruir, revisitar o nosso interior e nos transformarmos em pessoas melhores. Para nós, para nossos filhos e para eles nossos netos." Estou revivendo este "doce amor iniciante" coma chegada da Elisa. Lá na sua pequenês dos tenros 5 meses de gestaçao já mexe tanto comigo e manda um bj pra vc. Ela virá da Maisa! Te amo Amigaaaa!

    ResponderExcluir